O que faz um Escoteiro, afinal?

Hoje, dia 1° de agosto, é o dia mundial do Escotismo! Dia que comemora o início do primeiro acampamento escoteiro, na ilha de Brownsea, realizado por Baden-Powell em 1 de agosto de 1907.
Mas o que há de tão especial no Escotismo, afinal? Por que, desde então, mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo já participaram dele? Eis algumas atividades desenvolvidas pelos Escoteiros, que podem responder à sua pergunta:

Reuniões de Sede: na Sede os Escoteiros aprendem jogos, habilidades e técnicas escoteiras, cerimônias, se preparam para as excursões, acampamentos e outras aventuras.

Excursões: os Escoteiros podem visitar museus, exposições, alguma outra cidade ou outro Grupo Escoteiro.

Bivaques: podem acontecer em uma cachoeira, em uma caverna ou em uma fazenda. Entramos em contato com a Natureza e nos divertimos em atividades, como explorações, trilhas, escaladas e rappel em uma mata.

Acampamentos: praticamos tudo aquilo que aprendemos na nossa Sede, como armar uma barraca, cozinhar nossa própria comida, montar pioneirias, participar de jogos, de atividades noturnas, de um Fogo de Conselho e de muitas outras coisas.


Atividades Comunitárias:
ajudamos aqueles que precisam, fazendo campanhas para arrecadar donativos para famílias carentes, trabalhando em casos de situações de emergência, entre outros.

Jornadas: são atividades onde temos que ir de um ponto à outro. Fazemos isso à pé ou de bicicleta, normalmente por caminhos pouco visitados, como uma trilha na mata ou cruzando fazendas, durante essas caminhadas desenvolvemos atividades de orientação, de observação, de construção de mapas e de conhecimento da Natureza.

Atividades Nacionais e Mundiais: participamos dos Jamborees Mundiais, onde (a cada 4 anos, Escoteiros do mundo inteiro se encontram), Jamborees Nacionais e Pan-americanos; Acampamentos Regionais; Mutirões Nacionais Escoteiros, onde são desenvolvidas atividades comunitárias; o JOTI e JOTA, os Jamborees na Internet e no Ar, encontro mundial de Escoteiros através da Internet e do Radioamador.

Sempre alerta para servir,
Grupo Escoteiro Desbravador

Comentários

Postagens populares

Siga-nos pelas Redes Sociais


Parceiros do Grupo em 2023