Nossa Tropa Escoteira no JOTA 2015

Nós nem percebemos, mas usamos aparelhos de rádio muito mais do que imaginamos, seja para abrir um portão usando um controle remoto, ligar a televisão e trocar os canais, assim como para falar, ver as mensagens e as várias informações em nosso celular.
O rádio está muito presente em nossas vidas e devemos grande parte dessas invenções ao Radioamadorismo! Podemos considerar os radioamadores como sendo "cientistas da comunicação através de ondas eletromagnéticas", pois estão sempre à procura de formas melhores de passar uma mensagem à um determinado local.
O uso de técnicas de radioamadorismo oferece uma nova dimensão educativa para o Escotismo. Cerca de um milhão de Escoteiros de mais de 160 países participam do Jamboree no Ar e do Jamboree na Internet todos os anos e milhares de operadores de estações de radioamador são voluntários para ajudá-los no final de semana do JOTA. Trata-se do maior evento da Fraternidade Escoteira Mundial!
Através do JOTA, Jamboree on the Air, os Escoteiros do nosso Grupo tiveram a oportunidade de  conhecer, operar e entrar em contato com outros Grupos Escoteiros através de uma estação de radioamador. Gostaríamos de agradecer ao CRASB, Clube de Radioamadores de São Bento do Sul que, com seus conhecimentos, equipamentos e entusiasmo, nos ajudaram na difícil tarefa de fazer contatos via rádio, elaborar cartões QSL, passar e receber mensagens usando o código Morse, resgatar os destroços de um satélite que caiu nas redondezas de nosso acampamento e à enviar uma equipe para salvar os sobreviventes de um avião que caiu na região, que usaram o material do mesmo para construir uma antena e nos pediram socorro via rádio. Quanta coisa aconteceu por lá! ;-)
Foto de abertura do JOTA
Patrulha Marcos Pontes
Patrulha Steve Wosniak
Patrulha Amyr Klink
Patrulha Helen Sharman
QG de resgate do satélite
Equipe de busca dos destroços
PP5SEM Gilmar mostrando uma estação de radioamador
Escoteiros fazendo contatos,
e mais contatos.
Álbum de Cartões QSL do Radioamador Herwin Piening (PP5BEH)
Cartão QSL do Escoteiro Gabriel Schiessl Dezem
Cartão QSL do Escoteiro Henrique Leopoldo Rudnick
Montando e subindo a antena de emergência
Fotos de Grupo
Águia, patrulha eficiente do JOTA 2015
Gostaria de fazer um agradecimento especial aos Radioamadores Gilmar Machado (PP5SEM) e Luiz Henrique Schützler (PP5LHS), assim como ao nosso grande colaborador Dirceu Streit e ao incansável e parceiro Chefe Marcelo Grossl, sem os quais seria impossível a realização deste evento em nosso Grupo.

Um forte 73,

Igor (PU5IGO)

Comentários

Postagens populares

Siga-nos pelas Redes Sociais


Parceiros do Grupo em 2023